Atendimento ao cliente
15 3033-8008
Alutal Termopares - Wiki
Wiki Alutal

01 - Definição

Fios e cabos de extensão e compensação, nada mais são que outros termopares, cuja função, além de conduzir o sinal gerado pelo sensor, é a de compensar os gradientes de temperatura existentes entre a junção de referência do sensor e os bornes do instrumento.

Convenciona-se chamar de fios aqueles condutores constituídos por um eixo sólido e de cabos aqueles formados por um feixe de condutores de bitola menor, formando um condutor flexível.



Fios e cabos de extensão

São pares termoelétricos com ligas iguais às do termopar utilizado na medição de temperatura do processo.

Fios e cabos de compensação

São pares termoelétricos com ligas diferentes daquelas que constituem o termopar, mas que têm um comportamento termoelétrico muito próximo ao do termopar, nas faixas de temperatura em que o mesmo irá trabalhar. Normalmente utilizado para termopares nobres (tipos R, S e B).

Termopares partindo de Fios/cabos de Extensão

Os fios e cabos de extensão podem ser usados como termopares mais econômicos, apesar de possuírem as mesmas ligas dos termopares, apresentam um custo menor devido a limitação de temperatura que podem ser submetido, pois sua composição química não é tão homogênea quanto a do termopar.

Cabo de isolação mineral utilizado como cabo de extensão

Existem aplicações específicas em que devido as condições severas do ambiente, tais como: temperatura, umidade, resistência mecânica, etc., não pode ser aplicado os cabos de extensão e compensação com as isolações "tradicionais". Nestes casos, é recomendada a utilização de cabo de isolação mineral como cabo de extensão que atendam as exigências do ambiente de utilização, com longa vida útil, eliminando-se também a necessidade de utilização de conduítes.




Alutal ® - Todos os direitos reservados - 2016

Proibida a reprodução do conteúdo original Alutal sem previa autorização.

by Mind Design
Topo