Espuma em plantas químicas é normalmente um problema – gera custos de aditivos, atrapalha no controle real do processo, análise de produto e disponibilidade de tanques, além de poder provocar sérios prejuízos ambientais e de manutenção.

Alguma vez sua bomba cavitou porque estava drenando espuma em vez de liquido?

Confira como a Alutal e a Magnetrol International Incorporated podem ajudar você a não “espumar de raiva” com os problemas da espuma!

Tanques de líquidos em indústrias químicas, de refino, de alimentos, bebidas e outras indústrias de processo podem ter espuma presente, a natureza dinâmica da espuma significa que não existe uma solução de medição “tamanho único”, então, vamos revisar os desafios apresentados pela espuma e como realizar melhorias operacionais por meio de instrumentação de nível adequado.

Existem 3 medições de nível potencial que envolvem um tanque de líquido com espuma:

– Medindo o nível de líquido através da camada de espuma

– Medir ou monitorar o topo da camada de espuma

– Medindo a espessura da espuma

A escolha da tecnologia certa ou solução multi-tecnologia pode mitigar as condições de transbordamento ou acidentes e impacto ambiental caro, usando as soluções certas e aplicando as melhores práticas para medição e detecção pode garantir a utilização ideal da capacidade do tanque e impulsionar a otimização do processo.

A Magnetrol entende a importância da medição de nível precisa e confiável, condições repetidas de sobreposição de espuma podem abstrair a passagem para vasos de transbordo. O bombeamento de espuma em vez de líquido pode danificar as bombas resultando em tempo de inatividade de produção significativo / evitável e custos de peças de reposição

O monitoramento adequado da camada superior de espuma fornece acesso e utilização de toda a capacidade de um tanque, você não precisa mais reduzir os níveis do tanque para fornecer um buffer para otimizar o rendimento da produção.

Com grandes tanques muito mal cheios, isso pode resultar em ganhos de produtividade consideráveis. Além disso, a medição confiável da localização da espuma, espessura e nível podem reduzir os custos associados a agentes anti-espuma e aditivos químicos.

Vamos falar de uma abordagem multi-tecnologia
“Para uma tecnologia ter sucesso, existem algumas questões a serem respondidas”
– Quais níveis devem ser medidos (líquido, espuma ou ambos)?
– Os níveis precisam ser continuamente monitorados, senão uma chave de nível seria suficiente?
– Quais são as condições do processo (temperatura, pressão, corrosão, formação de espuma)?
– Quais são os aspectos físicos do tanque (material, forma, obstruções, etc.)

É de vital importância compreender e alavancar a força de uma tecnologia ao mesmo tempo em que incorpora princípios de design de som para mitigar qualquer deficiência

Aprenda como a instrumentação Leve adequada pode aliviar as dores de cabeça da espuma