pressao medicao-custodia nivel temperatura vibracao fluxo Alutal Measure & Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Página Inicial Alutal linkedin phone whatsapp whatsapp-square instagram youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol servicos gases
15 3033-8008
Os Desafios da Presença de Espuma na Medição de Nível
Página Inicial Alutal Notícias Os Desafios da Presença de Espuma na Medição de Nível

Os Desafios da Presença de Espuma na Medição de Nível

Espuma em plantas químicas é normalmente um problema – gera custos de aditivos, atrapalha no controle real do processo, análise de produto e disponibilidade de tanques, além de poder provocar sérios prejuízos ambientais e de manutenção.

Alguma vez sua bomba cavitou porque estava drenando espuma em vez de liquido?

Confira como a Alutal e a Magnetrol International Incorporated podem ajudar você a não “espumar de raiva” com os problemas da espuma!


Tanques de líquidos em indústrias químicas, de refino, de alimentos, bebidas e outras indústrias de processo podem ter espuma presente, a natureza dinâmica da espuma significa que não existe uma solução de medição "tamanho único", então, vamos revisar os desafios apresentados pela espuma e como realizar melhorias operacionais por meio de instrumentação de nível adequado.

Existem 3 medições de nível potencial que envolvem um tanque de líquido com espuma:

- Medindo o nível de líquido através da camada de espuma

- Medir ou monitorar o topo da camada de espuma

- Medindo a espessura da espuma

A escolha da tecnologia certa ou solução multi-tecnologia pode mitigar as condições de transbordamento ou acidentes e impacto ambiental caro, usando as soluções certas e aplicando as melhores práticas para medição e detecção pode garantir a utilização ideal da capacidade do tanque e impulsionar a otimização do processo.

A Magnetrol entende a importância da medição de nível precisa e confiável, condições repetidas de sobreposição de espuma podem abstrair a passagem para vasos de transbordo. O bombeamento de espuma em vez de líquido pode danificar as bombas resultando em tempo de inatividade de produção significativo / evitável e custos de peças de reposição

O monitoramento adequado da camada superior de espuma fornece acesso e utilização de toda a capacidade de um tanque, você não precisa mais reduzir os níveis do tanque para fornecer um buffer para otimizar o rendimento da produção.

Com grandes tanques muito mal cheios, isso pode resultar em ganhos de produtividade consideráveis. Além disso, a medição confiável da localização da espuma, espessura e nível podem reduzir os custos associados a agentes anti-espuma e aditivos químicos.

Vamos falar de uma abordagem multi-tecnologia
“Para uma tecnologia ter sucesso, existem algumas questões a serem respondidas”
- Quais níveis devem ser medidos (líquido, espuma ou ambos)?
- Os níveis precisam ser continuamente monitorados, senão uma chave de nível seria suficiente?
- Quais são as condições do processo (temperatura, pressão, corrosão, formação de espuma)?
- Quais são os aspectos físicos do tanque (material, forma, obstruções, etc.)

É de vital importância compreender e alavancar a força de uma tecnologia ao mesmo tempo em que incorpora princípios de design de som para mitigar qualquer deficiência

Aprenda como a instrumentação Leve adequada pode aliviar as dores de cabeça da espuma
Publicado por: Assessoria de Imprensa Alutal em:2020-11-13
Veja também: