Quando se fala em manuseio de peças em fornos, logo pensamos na temperatura ideal. Um equipamento desregulado pode gerar uma perda inestimável de recursos e dinheiro, por isso, a precisão da temperatura é indispensável.

É importante ressaltar que, através do monitoramento da temperatura dos fornos é possível alinhar tanto a temperatura ideal quanto também o tempo exato que se quer alcançar.

A utilização dos sensores de temperatura também minimiza as perdas e aumenta a eficiência térmica do forno quando analisada a produção histórica de carvão vegetal da planta.

Outra consequência importante deste trabalho é a contribuição para redução da emissão de gases de efeito estufa.

Os sensores de temperatura são utilizados para monitorar o processo de carbonização em tempo real (integrado ao supervisório) e manter os fornos em curvas pré-estabelecidas com o foco em melhoria de performance.

Além dos sensores para fornos, a Alutal também tem a opção de lança de 04 pontos – onde são tiradas 04 medidas simultaneamente dos caminhões que levarão o carvão até as Usinas de Aço.

Estes sensores evitam que os caminhões carregados com carvão vegetal saiam com o produto à uma temperatura superior a 40 GRAUS, evitando assim, possíveis acidentes como os das fotos abaixo: