É obrigatório tomar precauções em relação aos riscos decorrentes dos gases à medida que seu uso aumenta em muitas indústrias. Vários gases utilizados no processo criam perigos de envenenamento e incêndio/explosão. Sistemas de detecção de gases devem ser usados para manter esses perigos sob controle. Um sistema de detecção de gases deve ser capaz de detectar todos os potenciais perigos e emitir alertas em tempo hábil para que ações necessárias possam ser tomadas.

Tecnologia de Detecção

O desempenho de um sistema de detecção de gases depende dos seguintes fatores:

  • A adequação da tecnologia de detecção selecionada.
  • Quantidade e localização dos detectores.
  • Condições ambientais.

Para que o sistema seja adequadamente projetado, o desempenho do sistema deve ser definido levando em consideração os potenciais riscos em cada unidade de processamento. Um conhecimento aprofundado dos processos e das tecnologias de detecção é necessário para o correto design. Além disso, é preciso garantir que as propriedades mecânicas e elétricas dos detectores sejam adequadas ao ambiente e local em que serão instalados. Ao decidir sobre as tecnologias a serem utilizadas, é importante avaliar o potencial de falsos alarmes. Falsos alarmes podem desencadear paradas de emergência, o que será problemático para a continuidade do processo. Sistemas de detecção com certificação de desempenho podem eliminar ou minimizar a possibilidade de falsos alarmes e ativações indesejadas.

Requisitos dos Detectores

Vários riscos podem ocorrer dependendo dos gases utilizados, das características desses gases e da forma como são usados na instalação. Por exemplo, o gás H2S é encontrado durante a extração de gás natural e é um gás particularmente tóxico. Nesse caso, os detectores devem ser selecionados levando em conta tanto o perigo de combustão/explosão quanto o envenenamento. Além disso, sensores IR devem ser preferidos para gases inflamáveis, pois o H2S afetará negativamente a vida útil e o desempenho dos sensores catalíticos/pellistores. Todas as instalações industriais utilizam diversos sistemas para funções de aquecimento e resfriamento como parte do processo dentro da planta. O design do sistema deve incluir esses sistemas adicionais, considerando suas características. Geralmente, o perigo de incêndio/explosão é considerado o principal problema no resfriamento. No entanto, gases utilizados nesses sistemas, como freon, pentano, amônia e gases da classe A2L, têm diferentes propriedades. Portanto, a tecnologia e a faixa de detecção para monitorar esses gases serão diferentes. Existem muitos pontos potenciais de vazamento em uma instalação, e o perigo de envenenamento, queima e explosão dependerá desses pontos. É necessário usar várias tecnologias e detectores de acordo com o tipo de gás e os princípios de funcionamento dos dispositivos usados nos processos.

Sistemas Redundantes

Se a falha dos componentes do sistema usados afetar a segurança ou a continuidade, o uso redundante desses componentes pode ser uma solução apropriada, apesar do custo adicional. Por exemplo, se sistemas de monitoramento separados forem usados para cada unidade de processamento em uma instalação, falhas nesses sistemas podem não afetar toda a instalação. No entanto, se o sistema de detecção de incêndio e/ou gás estiver gerenciando toda a instalação, a falha resultará em perda de produção em toda a planta. Além disso, as condições geográficas e ambientais da instalação devem ser levadas em consideração ao definir a configuração de votação no uso redundante. Por exemplo, se a direção das correntes de ar for conhecida, dois detectores podem ser colocados em intervalos específicos (5m, 10m) em uma seção e um alarme pode ser gerado por votação. No caso de um ambiente externo, pode ser necessário que uma grande nuvem de gás alcance ambos os detectores para gerar um alarme, e o nível de alarme deve ser definido como inferior a 20% LEL para uma geração adequada de alarmes por votação.

Integração

Para que o sistema de detecção de gases funcione de forma eficaz, ele deve funcionar em harmonia com todos os componentes que garantirão a segurança em caso de perigo. Um bom sistema de controle deve ser capaz de detectar perigos de forma confiável, emitir alarmes sonoros e visuais e indicar a localização de cada perigo. As possibilidades de automação computadorizada, que permitem o monitoramento remoto de instalações, também estão ganhando importância.

Regras e Normas

Onde quer que um sistema de detecção de gases seja instalado no mundo, ele deve ser projetado de acordo com todas as regras e normas aplicáveis. A compatibilidade dos sistemas depende de os dispositivos utilizados serem fabricados de acordo com essas normas e terem os certificados necessários.

A ALUTAL juntamente com os seus parceiros de ponta, produzem as tecnologias necessárias para a segurança das instalações, acompanhando de perto os padrões da indústria e os processos industriais. Seus produtos são documentados por instituições internacionalmente respeitadas. Sabendo que cada instalação tem suas próprias características e agindo com o conhecimento de que nenhuma instalação é igual à outra, a ALUTAL trabalha para oferecer as soluções mais precisas e competentes em todos os campos.