Como toda tecnologia, os sistemas de proximidade evoluíram muito no monitoramento de máquinas rotativas e alternativas. Os sistemas de proximidade usados no monitoramento de vibração começaram quando Don Bently criou o primeiro sistema linear no final da década de 1950. Seu sistema de proximidade era capaz de medir com precisão até milésimos de polegada. Modificações foram feitas ao longo dos anos para melhorar a precisão, linearidade e repetibilidade. Seu design analógico ainda funciona até hoje, mas é muito rigoroso quanto ao tipo de material, tamanho e tipo da sonda e comprimento do sistema. Em outras palavras, você estava basicamente preso ao que encomendou.

Se você possuía um sistema de proximidade projetado para material alvo 4140, com uma ponta de sonda de 8 mm e um comprimento de sistema de 5 metros, deveria utilizá-lo dessa forma. No entanto, se você precisasse usar o sistema em um rotor de aço inoxidável 17-4 pH, ele não funcionaria corretamente. Ajustes poderiam ser feitos no Sistema de Monitoramento de Vibração (VMS), mas apenas para o Fator de Escala Médio (ASF) do sistema. O sistema não atenderia aos requisitos do Fator de Escala Incremental (ISF) do API 670.

As coisas mudaram radicalmente na última década. Vamos examinar as mudanças, bem como exemplos reais de empresas que colocaram as novas capacidades à prova.

Com os avanços da tecnologia, os sistemas de proximidade digitais continuam evoluindo.

Por que um Sistema de Proximidade Digital?

Por que alguém iria querer pegar um sinal analógico perfeitamente bom, convertê-lo em um sinal digital e depois convertê-lo de volta em um sinal analógico em um sistema de proximidade digital? A razão pela qual Don Bently queria fazer isso é devido às restrições de um sistema de proximidade analógico. Você não pode mudar o tipo de material, o comprimento do sistema ou o tipo de sonda sem erros na linearidade e precisão do sistema de sonda de proximidade. Bently sabia que, eventualmente, a tecnologia permitiria mudanças no sistema de proximidade. Bently patenteou o primeiro sistema de proximidade digital em 1993, mas não o construiu devido à velocidade dos processadores. A velocidade dos processadores digitais não era capaz de superar a tecnologia analógica em 1993; isso só aconteceu em 2012. Nesse meio tempo, a Metrix produziu o primeiro sistema de proximidade digital em 2005, o TXR/TXA, mas ele não estava pronto para máquinas turbo de alta velocidade. Em 2012, a Metrix criou o Sistema de Proximidade Digital (DPS) e, em 2016, a Metrix realizou a visão de Don Bently e criou um DPS configurável em campo, compatível com API 670 para toda a faixa de temperatura. Atualmente, temos dezenas de milhares em operação ao redor do mundo.

Driver e Transmissor DPS

Um driver ou transmissor está disponível, dependendo do formato de saída de sinal necessário: o Driver de 3 Fios MX2033 é usado com sistemas de monitoramento de vibração e o Transmissor de 4-20 mA MX2034 é usado com sistemas de controle, Controladores Lógicos Programáveis (PLC) e Sistemas de Controle e Aquisição de Dados Supervisórios (SCADA). Esses modelos são totalmente compatíveis com uma grande variedade de sondas e cabos da Metrix, BN e outros fabricantes.

A saída de sinal do Driver MX2033 é compatível com sistemas de monitoramento contínuo de vibração padrão da indústria e está no formato especificado no API Standard 670. Ele usa excitação de -24Vdc e fornece o sinal de saída em mV/μm, tipicamente 7.87 mV/μm (200 mV/mil) ou 3.93 mV/μm (100 mV/mil).

O Transmissor MX2034 fornece uma saída de corrente estática (mA/µm ou mA/mil) e uma saída de sinal dinâmica opcional. O transmissor MX2034 fornece um sinal de saída escalonado para empuxo, vibração radial ou velocidade do eixo diretamente para PLCs, DCSs, sistemas SCADA ou outros instrumentos que aceitam um sinal padrão ISA 4-20 mA, sem o uso de um sistema de monitoramento separado. O transmissor é um dispositivo alimentado por loop de corrente de +24 Vdc.

Tecnologia Comprovada

O Sistema de Proximidade Digital (DPS) da Metrix combina o desempenho de um sistema de medição de proximidade por correntes parasitas totalmente compatível com API 670 com a flexibilidade da configurabilidade digital. Os usuários podem configurar seu sistema de transdutores em campo usando uma curva gerada no campo personalizada, bem como calibrações pré-configuradas de fábrica para uma variedade de diâmetros de ponta de sonda, fabricantes, comprimentos de cabos de extensão, materiais-alvo e faixas lineares.

Exemplos do Mundo Real

A Metrix fabrica uma variedade de equipamentos de vibração que utilizam os desenvolvimentos mencionados acima. Nossos clientes confiam em nós para economizar mais do que gastam, e estamos mais do que prontos para atender às suas altas expectativas.

Produtor de Metanol

A liderança do site de um produtor de metanol entrou em contato com a Metrix após enfrentar muitos períodos de inatividade em um trem de máquinas crítico. Eles suspeitavam que isso se devia ao equipamento de monitoramento de vibração deficiente e trabalharam com a Metrix para encontrar uma solução que abordasse diretamente a máquina que estava causando tantos problemas. Eles selecionaram nossos transmissores de impacto, transmissores de queda de haste e transmissores de velocidade após conversar com nossa equipe.

Após a instalação, o pessoal da planta compartilhou os dados com a Metrix para que todos pudessem revisá-los. Foi determinado que um dos seus transmissores de impacto estava relatando uma mudança brusca, o que levou a uma investigação da causa raiz. Por fim, foram as válvulas do cilindro do compressor que estavam causando os problemas. Depois que o produtor substituiu as válvulas, a saída do transmissor voltou ao normal e as paradas não planejadas cessaram.

Empresa de Energia

A Metrix trabalhou com uma empresa de energia que havia recentemente mudado de caldeiras a carvão para caldeiras a gás. Eles escolheram nosso sistema de proximidade digital para atualizar seus sistemas existentes e adaptar seus trens de bombas. Foi uma boa decisão, pois seus equipamentos tinham décadas de idade e precisavam ser equipados com uma solução que fosse suficientemente flexível para equipar e adaptar suas operações. Utilizando os avanços mais recentes da tecnologia, os sensores da Metrix possuem configurações suficientes para lidar com a ampla gama de necessidades da usina. Além disso, conseguimos realizar a configuração sem causar grandes interrupções à equipe. O cliente considerou o DPS a peça de reposição perfeita: flexível, configurável, linear e precisa.

Se você deseja obter o melhor desempenho possível do seu equipamento, aproveite o Sistema de Proximidade Digital da Metrix. No entanto, mesmo que você não esteja planejando uma atualização em breve, é importante saber como esses sistemas evoluíram na última década. Se você está interessado em saber como esses sistemas podem complementar ou substituir seus sistemas atuais, entre em contato conosco hoje para mais informações.

Este conteúdo foi traduzido e adaptado de um artigo publicado em www.metrixvibration.com