Visão Geral das Plantas de Tratamento de Água

As Plantas de Tratamento de Água são instalações que tratam a água para torná-la segura para consumo humano e outros usos. O processo de tratamento de água envolve várias etapas que removem impurezas e contaminantes da água. Normalmente, a gravidade é usada para ajudar a conduzir a água até a planta de tratamento; em muitos casos, bombas de elevação precisam ser usadas para mover a água de um lago ou rio para onde ela possa ser tratada em uma instalação de tratamento. O tamanho das bombas de elevação é determinado pelo volume de fluxo e pela pressão necessária para entregar a água. Os rolamentos para as bombas de elevação serão de Elementos Rolantes ou de Filme Fluido, dependendo do tamanho da bomba. Bombas grandes, acima de 1 megawatt, geralmente têm Rolamentos de Filme Fluido.

Figura – Tratamento Típico de Água

Figura – Tratamento Típico de Água

No processo de tratamento de água, o primeiro passo é remover quaisquer objetos físicos e grandes partículas do fluxo. Isso começa em um processo de peneiramento e pode envolver transportadores. Os motores dos transportadores devem ser monitorados com transmissores de velocidade no rolamento do lado da carga para garantir que os detritos não causem problemas com o transportador. O próximo passo é remover os sólidos dissolvidos suspensos na água. Para acelerar o processo de sedimentação e remoção, são adicionados produtos químicos chamados coagulantes à água. O coagulante mais comum é o sulfato de alumínio, mas isso varia de acordo com a planta de tratamento de água. Essencialmente, esse produto químico tem a carga oposta dos sólidos suspensos, como argilas ou siltes, o que neutraliza a carga e permite que as partículas se aglutinem. No tanque de coagulação, os sólidos na água começam a se aglutinar, a mistura é lentamente mexida e se move para o tanque de floculação para continuar a formação das chamadas partículas de floco. Os motores para os misturadores de coagulação e floculação são de movimento lento, geralmente, máquinas com rolamentos de elementos rolantes. Essas máquinas devem ser monitoradas de acordo com as Diretrizes do Instituto Hidráulico 9.6.4 para máquinas que operam abaixo de 600 rpm, usando transmissores de velocidade sísmica que medem a velocidade de vibração e deslocamento integrado.

O monitoramento da vibração permite identificar qualquer degradação e planejar a manutenção antes da falha da máquina (consulte as tabelas abaixo para recomendações de monitoramento). As partículas de floco se depositam na mistura em um tanque de sedimentação, e a água mais limpa flui sobre um vertedouro. Esse processo é apenas o primeiro passo e remove principalmente partículas maiores da água, mas algumas partículas menores podem permanecer, assim como produtos químicos e bactérias. Após a sedimentação, o próximo passo geralmente é a filtração através de um filtro de areia. Os filtros de areia são usados desde o início do tratamento de água e são exigidos em quase todos os lugares para garantir um nível padrão de clareza.

Os filtros de areia são usados como uma etapa no processo de purificação da água. Existem três tipos principais: filtros de areia rápidos (por gravidade), filtros de areia de fluxo ascendente e filtros de areia lentos. Todos os três métodos são amplamente utilizados na indústria da água em todo o mundo. A filtração com areia funciona usando várias camadas de areia especializada e pressão fluida gravitacional para reter partículas sólidas suspensas nos líquidos, resultando em um produto mais limpo. À medida que os fluidos passam lentamente por leitos de areia e cascalho em camadas, processos físicos, biológicos e químicos naturais combinam-se para fornecer o tratamento. A gravidade é frequentemente usada para mover a água através dos leitos filtrantes de areia, no entanto, em situações de maior fluxo ou demanda, bombas são frequentemente usadas para forçar o fluxo através dos leitos. As bombas também são usadas para forçar a água a retro-lavar os leitos para limpá-los e permitir seu uso contínuo. Essas bombas geralmente empregam rolamentos de elementos rolantes e são monitoradas com transmissores de velocidade. Em bombas maiores, superiores a 1 megawatt, são usados rolamentos de filme fluido, o que exige a necessidade de sensores de proximidade para o monitoramento adequado.

Vale notar que o antracito é um tipo de carvão usado em sistemas de filtração de água. Ele é usado como meio filtrante em filtros de dupla mídia, sendo a areia o outro meio. O antracito é usado para remover partículas menores da água do que a areia sozinha poderia remover. No final do processo, o cloro é adicionado como desinfetante, matando qualquer organismo que não tenha sido removido no processo de filtração.

Planta de Tratamento de Águas Residuais

Plantas de Tratamento de Águas Residuais limpam esgoto e água para que possam ser reutilizados.

Plantas de Tratamento de Águas Pluviais

Plantas de tratamento de águas pluviais captura poluentes e contaminantes do escoamento superficial antes que alcancem corpos d’água.

Se você está interessado em saber mais, complementar ou substituir seus sistemas atuais, entre em contato conosco hoje para mais informações.

Este conteúdo foi traduzido e adaptado de um artigo publicado em www.metrixvibration.com