Uma companhia de energia no meio-oeste dos EUA avaliou recentemente diversas soluções de fornecedores para atualizar a instrumentação de vibração existente em um de seus geradores principais de turbina a vapor, ventiladores de tiragem induzida e trens de bombas de alimentação de caldeira. Após um investimento substancial na transição da planta de energia de caldeira a carvão para gás e considerando a longa vida útil restante da unidade, as melhorias nas capacidades de monitoramento de vibração foram justificadas para garantir operações confiáveis.
A Metrix trabalhou em estreita colaboração com o usuário final, o integrador de sistemas e seu parceiro de proteção e monitoramento de condição de máquinas para definir, propor e entregar uma solução completa. No final, o Sistema de Proximidade Digital (DPS) da Metrix foi escolhido para a atualização dos sistemas de sondas de proximidade existentes e para a adaptação dos trens de bombas de alimentação de caldeira para monitorar vibração, posição e fase.
Desafio
Embora os geradores de turbina a vapor e ventiladores de tiragem induzida já tivessem sido adaptados com sistemas de sondas de proximidade, esses equipamentos haviam sido instalados há 20 anos. As substituições estavam se tornando mais difíceis de obter, frequentemente com prazos longos. No caso dos trens de bombas de alimentação de caldeira, nem os motores nem as bombas possuíam sistemas de sondas de proximidade existentes, tornando a adaptação necessária para alcançar as melhores práticas de monitoramento. Uma variedade de configurações de sistema de sondas foi requerida, incluindo diferentes diâmetros e comprimentos, comprimentos elétricos, faixas lineares e, em alguns casos, aplicações TightView da Metrix.
Especificamente para os trens de bombas de alimentação de caldeira, e quase sempre que uma adaptação de máquina é necessária para sondas de proximidade, as configurações das sondas só são conhecidas após o desmonte das máquinas. Portanto, era crucial para o usuário final que os sistemas de sondas fossem adquiridos em tempo hábil, após a finalização do projeto de instalação, para evitar atrasos na remontagem das máquinas e no início das operações.
Solução
O DPS da Metrix foi a solução ideal para a atualização da instrumentação de vibração existente e a adaptação dos trens de bombas de alimentação de caldeira. Com uma vasta gama de configurações de sondas, todos os sistemas de transdutores existentes foram facilmente atualizados sem necessidade de suportes adicionais ou adaptação às provisões de montagem existentes. Além disso, para a adaptação dos trens de bombas de alimentação de caldeira, os Drivers, Sondas e Cabos DPS foram fornecidos pontualmente para atender ao cronograma do usuário final. Por fim, como o DPS é configurável, ele permitiu mudanças de configuração em campo, como nos gatilhos de fase das bombas de alimentação, onde os Drivers DPS, originalmente configurados para uma faixa linear de 80 mils, foram ajustados para 160 mils. Sem essa capacidade de configuração em campo, seria necessário reordenar os Drivers, o que causaria atrasos na remontagem das máquinas e no início das operações.
O DPS provou ser a solução certa para o projeto, permitindo ao cliente aproveitar instrumentação de vibração moderna e disponível dentro de sua nova solução de proteção e monitoramento de condições de máquinas.
Benefício
Por meio de uma estreita colaboração com o usuário final, o integrador de sistemas e o parceiro de monitoramento, a Metrix entregou instrumentação de qualidade e flexível no prazo e a um preço competitivo. A Metrix evitou impactos no cronograma crítico durante a revisão da unidade e implantou instrumentação confiável que será utilizada para proteger e monitorar a saúde das máquinas do usuário final por muitos anos.
Se você está interessado em saber mais, complementar ou substituir seus sistemas atuais, entre em contato conosco hoje para mais informações.
Este conteúdo foi traduzido e adaptado de um artigo publicado em www.metrixvibration.com