pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal-Measure-And-Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol
15 3033-8008

Como funciona a medição de vibração?

Com a medição e monitoramento da vibração é possível prever quando uma máquina terá uma falha e programar sua manutenção adequadamente, a fim de aumentar a segurança e reduzir custos.

Por isso, o uso de acelerômetros para a medição de vibração tem aumentado a cada dia mais. O acelerômetro é um sensor que mede a aceleração dinâmica de um dispositivo físico na forma de tensão, são transdutores montados diretamente em contato com elementos de alta frequência, como mancais de elementos rolantes, caixas de engrenagens ou pás giratórias. Esses sensores versáteis podem também ser utilizados em medições de choque (explosões e testes de falha) e medições de vibração mais lentas, de baixa frequência.

Utilizam o efeito piezoelétrico, que ocorre quando uma tensão é gerada em certos tipos de cristais quando eles sofrem esforço. A aceleração da estrutura de teste é transmitida a uma massa sísmica interna do acelerômetro que gera uma força proporcional em um cristal piezoelétrico. Esse esforço externo no cristal então gera uma carga elétrica de alta impedância proporcional à força aplicada e, assim, proporcional à aceleração.

Vantagens de garantir a medição e análise da vibração:

  • Identificação de defeitos na máquina
  • Informações sobre as causas dos defeitos
  • Localização dos componentes afetados
  • Otimização da logística de peças de substituição
  • Planeamento das medidas de manutenção