pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal-Measure-And-Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol
15 3033-8008
Qual a diferença entre termopar e termorresistência?

Qual a diferença entre termopar e termorresistência?

Existem dois termoelementos muito usuais para a medição de temperatura: Termopares e termoresistências. Apesar dos nomes parecidos, cada um deles tem suas próprias características e funcionamentos.

A partir deste artigo, você poderá descobrir as principais diferenças entre eles.

Termopares são os sensores de temperatura simples, robusto e de baixo custo amplamente utilizados nos mais variados processos e em amplas faixas de temperatura.

É constituído de dois metais diferentes, unidos em suas extremidades formando um circuito fechado e que gera uma força eletromotriz quando as duas junções (T1 e T2) são mantidas a temperaturas diferentes.

Os termopares transformam energia térmica em energia cinética e são adequados para temperaturas elevadas até 1700°C.

Enquanto as termoresistências são sensores de alta precisão e boa repetibilidade de leitura, baseados no princípio da variação da resistividade elétrica de um metal em função da temperatura. A maior parte das termoresistências são feitas de platina, mas são também utilizados outros materiais, como por exemplo o níquel e sua faixa de utilização vai de -200ºC a 650ºC

As principais diferenças entre eles são:

TermoparTermoresistência
- Baseia-se na tensão
- Maior resistência a temperaturas
- Mais econômicos
- Baseia-se na resistência
- Maior precisão
- Curva de resistência em função da temperatura mais linear