pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal Measure & Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol servicos gases
15 3033-8008
Início Mapa de páginas Termopar Tipo J

Termopar Tipo J

Conheça o termopar tipo J

Um dos produtos mais utilizados dentro do mercado de termometria industrial é o termopar - um sensor de temperatura com potencial para ser utilizado nos mais variados processos de medição. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, dentre os quais se destacam o termopar tipo J, K e B.

A reação elétrica para a criação desse equipamento foi descoberta por acaso, no ano de 1821, pelo físico estoniano Thomas Seebeck. Na ocasião, ele descobriu o efeito termoelétrico a partir de uma junção de metais distintos que produziram uma tensão elétrica, cujo potencial dependeu dos materiais que a compuseram e da temperatura que se encontraram.

Atualmente, os termopares possuem tensões de saídas previsíveis e são capazes de suportar altas temperaturas. Em relação às funções que exercem, não são caros e, quando de boa qualidade, proporcionam precisão e uma longa vida útil. Os termopares podem ser encontrados nos mais diversos formatos. Eles podem vir incorporados em sonda ou então numa estrutura que proporciona um tempo de resposta rápido.

O termopar tipo K se destaca por ser de uso genérico. Ele possui um baixo custo, e por sua popularidade está disponível nas mais diversas sondas. As temperaturas cobertas por esse produto variam entre -200 °C e 1200 °C.

Por outro lado, os termopares tipo B, R e S são bastante parecidos. Eles são mais estáveis, contudo, devido à sua reduzida sensibilidade, costumam ser utilizados apenas para medir temperaturas acima dos 300 °C, até os 1800 °C.

Já o termopar tipo J pode ser utilizado em atmosferas redutoras, neutras ou oxidantes. Contudo, não é recomendado em atmosferas com alto teor de umidade e também em baixas temperaturas, pois o termoelemento JP pode se tornar quebradiço.

A seguir, veja algumas características desse equipamento:

  • - Termoelemento positivo (JP): Fe99,5%
  • - Termoelemento negativo (JN): Cu55%Ni45%
  • - Faixa de utilização: -210°C a 760°C
  • - f.e.m. produzida: -8,096 mV a 42,919 mV

Devido a sua faixa mais limitada que o K, o termopar tipo J é menos popular.

A Alutal, empresa que atua no mercado de Termometria Industrial desde 1994, fabrica uma série de termopares que podem atender a necessidade do seu negócio.

Todos os produtos fabricados pela Alutal adotam sistema de gestão de qualidade certificado pela norma internacional ISO-9001:2008. E por esse e muitos outros motivos, a empresa atua como líder de mercado em termometria, se destacando como uma das marcas mais lembradas nos principais segmentos de atuação de seus produtos.

Com processos de exportação para diversos países - tais como Bolívia, Venezuela, Argentina, Equador, Chile, África do Sul, Colômbia, Itália e EUA – a companhia ainda conta com um laboratório próprio para análises e calibrações dos termopares.

Para conhecer a lista completa de produtos, bem como solicitar um orçamento detalhado de cada um deles, acesse agora mesmo o portal Alutal. Lá, você poderá ter acesso aos mais variados equipamentos, tais como: transmissores de temperatura, poços termométricos, fios e cabos de extensão e compensação, tubos de proteção, pirômetros, entre outros.

Vale ressaltar que esses produtos podem ser utilizados em diferentes segmentos de aplicação, como no setor automobilístico, siderúrgico, de extrusão de alumínio etc.

Clique aqui para mais detalhes e orçamentos

Tipo de Produto