Alutal Measure & Trust
Wiki Alutal

03 - Erros comuns de ligação

Usando fios de cobre: geralmente, na aplicação industrial, é necessário que o Termopar e o instrumento encontrem-se relativamente afastados, por não convir que o aparelho esteja demasiadamente próximo ao local onde se mede a temperatura.

Nesta circunstância, deve-se processar a ligação entre os terminais do cabeçote e o aparelho, através de fios, de extensão ou compensação.

Tal procedimento é executado sem problema desde que o cabeçote, onde estão os terminais do Termopar e o registrador, esteja à mesma temperatura de medição.

Vejamos o que acontece quando esta norma não é obedecida.



Como pode ser visto na figura, não existe a compensação da temperatura entre o cabeçote e o registrador.

Inversão simples: conforme o esquema a seguir, os fios de compensação foram invertidos.
Assume-se que o forno esteja a 538°C, o cabeçote a 38°C e o registrador 24°C. Devido à diferença de temperatura entre o cabeçote e o registrador, será gerada uma f.e.m. de 0,57 mV. Porém em virtude da simples inversão, o fio positivo está ligado no borne negativo do registrador e vice-versa. Isto fará com que a f.e.m. produzida ao longo do circuito oponha-se àquela do circuito de compensação automática do registrador, fazendo com que este registrador indique uma temperatura negativa.



Inversão dupla: no caso a seguir, consideramos a existência de uma dupla inversão, isto acontece com frequência, pois, quando uma simples inversão é constatada, é comum pensar que uma nova troca de ligação dos terminais compensará o erro. Porém, isto não acontece, e a única maneira de solucionar o problema será efetuar uma ligação correta.



Ligação correta: Vejamos o que acontece se usarmos um fio compensado. A figura mostra de que maneira se processa a instalação.



Ver linha completa termopares Alutal Temperature Acessar página exclusiva sobre termopares

Veja agora como nossos produtos podem impactar diretamente em sua operação:

Quanto custa aquecer seu processo em 1º C?

Nós vamos te ajudar a economizar por conta da nossa precisão, clique no botão abaixo, acesse a nossa calculadora e veja o quanto nossos produtos vão contribuir para o seu negócio.

acessar a calculadora
Descubra o quanto você pode economizar em dinheiro utilizando o GWR da Magnetrol®

A nossa precisão vai contribuir diretamente para a economia nos seus processos. Calcule abaixo quanto você vai gerar de economia utilizando o GWR da Magnetrol®

acessar a calculadora
Fale com um especialista
Nossos especialistas vão te auxiliar em seu processo de controle

Assim como já fizemos com inúmeras empresas de diversas partes do globo

Fale com um especialista
Houve uma falha no envio Envio realizado com sucesso