pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal Measure & Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol servicos gases
15 3033-8008
Início Wiki 04 - ASME PTC 19.3TW - 2010

Wiki Alutal

04 - ASME PTC 19.3TW - 2010

É o padrão aceito para a análise da frequência de ressonância dos poços e fornece também um método para calcular a frequência induzida.

A haste do poço pode obstruir o fluxo do processo em torno dele, conduzindo a uma queda de pressão. Esse fenômeno cria vórtices de baixa pressão.

Estes vórtices ocorrem em um dos lados da haste e, em seguida, a outra, o que é conhecido como alternando vórtices e isso faz o poço vibrar. Este efeito pode ser visto no exemplo de um mastro de bandeira ondulando uma bandeira no vento.

Onde a frequência induzida atende a frequência natural do poço, a amplitude da vibração aumenta rapidamente.

Foi descoberto que, em condições específicas, se cria uma segunda ressonância chamada "ressonância em linha" no poço de proteção. Esta vibração é menor em relação à ressonância perpendicular conhecida como vibração transversal ao fluxo (ASME PTC 19.3TW – 1974). Além disso, foi incluída a influência da densidade do fluido.




Modelo de Cálculo de Ressonância





Como a principal função dos poços é a proteção dos sensores em relação ao processo, ele está sujeito à instalação em locais agressivos onde exista muita abrasão, corrosão ou oxidação, ou seja, um desgaste muito grande e, muitas vezes, necessita de uma proteção/revestimento adicional.

Abrasão

Significa perda de material de uma superfície sólida, devido ao contato com um fluido em movimento que contém partículas sólidas em suspensão.

Existem formas de se aumentar a vida útil dos poços através de revestimentos especiais, que são aplicados de modo a retardar o seu desgaste total e comprometer o processo.

Corrosão e Oxidação

Normalmente, quando dizemos que o poço metálico será submetido à altas temperaturas, consideramos o intervalo entre 500 e 1200 °C, onde, no limite inferior de 500 °C, o aço, ao carbono exposto ao ar, começa a escamar com grande intensidade, enquanto que a 1200 °C, corresponde à máxima temperatura de escamação ao ar.

A corrosão à alta temperatura ocorre, principalmente, em meios como, por exemplo, ar, gases de combustão, cinzas corrosivas, metais e sais fundidos.

A seleção de materiais metálicos resistentes ao calor é geralmente determinada por resistência à corrosão, estabilidade estrutural e resistência mecânica.