Alutal Measure & Trust
Wiki Alutal

Termopares > 14 - Erros comuns de ligação

Erros produzidos pela inversão de fios e cabos de extensão e compensação ou a utilização de tipos de cabos incorretos.

Usando fio/cabo de cobre

Geralmente, na aplicação industrial, é necessário que o Termopar e o instrumento encontrem-se relativamente afastados, por não convir que o aparelho esteja demasiadamente próximo ao local onde se mede a temperatura.

Nesta circunstância, deve-se processar a ligação entre os terminais do cabeçote e o aparelho, através de fios, de extensão ou compensação.

Tal procedimento é executado sem problema desde que o cabeçote, onde estão os terminais do Termopar e o registrador, esteja à mesma temperatura de medição.


Vejamos o que acontece quando esta norma não é obedecida.



Uma solução, normalmente usada, será a inserção de fios/cabos de extensão/compensação entre o cabeçote e o registrador. Estes, em síntese, nada mais são que outros Termopares, cuja função é compensar a queda da f.e.m., que aconteceu no caso estudado, ocasionada pela diferença de temperatura entre o cabe­çote e o registrador.


Vejamos o que acontece se, no exemplo anterior, ao invés de cobre usarmos um fio/cabo adequado.

A figura mostra de que maneira se processa a instalação.




Inversão Simples

Conforme o esquema a seguir, os fios de compensação foram invertidos.

Assume-se que o forno esteja a 536°C, o cabeçote a 38°C e o registrador 24°C. Devido à diferença de temperatura entre o cabeçote e o registrador, será gerada uma f.e.m. de 0,569 mV. Porém em virtude da simples inversão, o fio positivo está ligado no borne negativo do registrador e vice-versa. Isto fará com que a f.e.m. produzida ao longo do circuito oponha-se àquela do circuito de compensação automática do registrador, fazendo com que este registrador indique uma temperatura negativa.




Inversão Dupla
No caso a seguir, consideramos a existência de uma dupla inversão, isto acontece com frequência, pois, quando uma simples inversão é constatada, é comum pensar que uma nova troca de ligação dos terminais compensará o erro. Porém, isto não acontece, e a única maneira de solucionar o problema será efetuar uma ligação correta.



Erro por formação de nova junta fria

Como visto em outros tópicos, o termopar possui uma junta de medida, também chamada de junta quente e outra chamada junta de referência ou junta fria. Ao longo do termopar e do cabo de ligação, os condutores devem estar isolados entre si até chegar na junta de referência, pois, a medida registrada no leitor, será o gradiente de temperatura entre a junta quente e a junta fria, caso em algum ponto dos condutores houver uma outra junta, haverá mudança na referência, o que provocará erro na leitura.

Ver linha completa termopares Alutal Temperature Acessar página exclusiva sobre termopares

Veja agora como nossos produtos podem impactar diretamente em sua operação:

Quanto custa aquecer seu processo em 1º C?

Nós vamos te ajudar a economizar por conta da nossa precisão, clique no botão abaixo, acesse a nossa calculadora e veja o quanto nossos produtos vão contribuir para o seu negócio.

Acessar a calculadora
Descubra o quanto você pode economizar em dinheiro utilizando o GWR da Magnetrol®

A nossa precisão vai contribuir diretamente para a economia nos seus processos. Calcule abaixo quanto você vai gerar de economia utilizando o GWR da Magnetrol®

Acessar a calculadora
Fale com um especialista
Nossos especialistas vão te auxiliar em seu processo de controle

Assim como já fizemos com inúmeras empresas de diversas partes do globo

Fale com um especialista
Houve uma falha no envio Envio realizado com sucesso