Alutal Measure & Trust
Wiki Alutal

07 - Terceira Lei da Termodinâmica

Terceira lei da Termodinâmica de fato ou apenas uma regra?

Dois grandes nomes da Física, Walther Nernst (11864-1941) e Max Planck (1858-1947) estabeleceram distintamente dois princípios que tentam estabelecer a terceira lei da Termodinâmica, idealizando sistemas cuja entropia tende a um valor mínimo, ou mesmo zero.

Nernst propôs um princípio: que a entropia de um sistema em equilíbrio termodinâmico tende a uma constante S0 finita quando a temperatura tende ao zero absoluto, SS0 quando T0

A constante S0 é a mesma para qualquer estado de um sistema à temperatura nula. Em outros termos, S0 é independente das grandezas termodinâmicas.

Já o Princípio de Planck resulta em: S0 = 0

Desta forma, de acordo com Planck, a constante S0 = 0 é universal, ou seja, é a mesma para qualquer sistema.

Esta lei foi rediscutida em 1930, quando Franz Simon coloca em xeque levantando questionamentos acerca do vidro, para o qual não se aplicariam os princípios. Segundo o princípio, a entropia seria zero para sistemas em equilíbrio termodinâmico. Uma possível justificativa para isto é de que o vidro não seria um sistema em equilíbrio termodinâmico. Simon também contesta, em 1937, que a terceira lei se aplicaria somente a cristais puros.

Até hoje não há uma certeza absoluta se é uma lei ou uma regra. Alguns estudiosos da área alegam que há uma exceção, então a dúvida. A forma original enunciada diz que é impossível que um sistema consiga atingir o zero absoluto, pois para isto teria que haver uma ordem perfeita das moléculas que constituem a porção de matéria em questão.

Recentes pesquisas realizadas por John Cumings mostram que não há uma correlação entre o enunciado da terceira lei da Termodinâmica e os resultados experimentais obtidos com a água. O gelo tende a se organizar, como todas as outras substâncias, tanto que os átomos de oxigênio estabelecem uma rede cristalina bem ordenada, o que não ocorre com os átomos de hidrogênio. Segundo o Dr. Cumings,

"Os átomos de hidrogênio param de se mover, mas eles simplesmente param no lugar onde estão, em configurações diferentes ao longo do cristal, sem nenhuma correlação entre eles, e nem mesmo um só deles baixa sua energia o suficiente para reduzir sua entropia a zero,".

Ou seja, o gelo constitui uma exceção à terceira lei da Termodinâmica, que diz que o zero absoluto é uma temperatura para a qual o sistema termodinâmico encontraria seu estado de perfeito ordenamento molecular, de modo que a entropia do sistema caísse a zero.

Vea la línea completa de termopares de temperatura Alutal Accede a página exclusiva sobre termocuplas

Vea ahora cómo nuestros productos pueden impactar directamente su operación:

¿Cuánto cuesta calentar tu proceso 1º C?

Le ayudaremos a ahorrar gracias a nuestra precisión, haga clic en el botón a continuación, acceda a nuestra calculadora y vea cuánto contribuirán nuestros productos a su negocio.

acceder a la calculadora
Descubra cuánto dinero puede ahorrar utilizando Magnetrol® GWR

Nuestra precisión contribuirá directamente al ahorro en sus procesos. Calcule a continuación cuánto ahorro generará utilizando Magnetrol® GWR

acceder a la calculadora
Habla con un experto
Nuestros expertos le ayudarán en su proceso de control.

Tal como lo hemos hecho con innumerables empresas de diferentes partes del mundo

Habla con un experto
Houve uma falha no envio Envio realizado com sucesso