Alutal Measure & Trust
Wiki Alutal

08 - Escalas Termométricas

Valendo-se da Lei Zero da Termodinâmica, muitos cientistas tentaram construir aparelhos que revelassem a temperatura de algum corpo. Mas, como a Lei Zero poderia auxiliá-los?

Imagine o seguinte, baseando-se num termômetro demercúrio e em um experimento de medida de temperatura da água em algum recipiente: o sistema é composto pela água contida no recipiente, pelo material no qual o termômetro é construído e pelo mercúrio (material indicador).

Após algum tempo, mantendo-se o mercúrio em contado com a água, o mercúrio dilata ou contrai e indica a temperatura da água a cada instante. Ou seja, o recipiente está em equilíbrio térmico com a água, que está em equilíbrio térmico com o material no qual o termômetro é feito (geralmente vidro). E, como o mercúrio está em equilíbrio com o vidro, segundo a Lei Zero, também está em equilíbrio térmico com a água, e assim demonstra a sua temperatura.

Talvez a escala Celsius lhe seja a única familiar, uma vez que é a mais popular. As escalas Kelvin e Fahrenheit são mais usadas no mundo científico.

O interessante seria fazer uma comparação: repare que o ponto de fusão se difere nas três escalas: Celsius (0°C), Fahrenheit (32°F) e Kelvin (273K).

Observe que o mesmo ocorre com o ponto de ebulição: Celsius (100°C), Fahrenheit (212°F) e Kelvin (373K).

Como surgiu cada uma dessas escalas? Para entender, vamos recorrer a um pouco de história:

Escala Celsius: foi elaborada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo (0°C) e de ebulição da água (100°C).

Escala Fahrenheit: foi criada a partir dos estudos realizados por Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), por volta de 1742. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa. Ele determinou que água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F.

Escala Kelvin: teve origem dos princípios estabelecidos por Lord Kelvin (1824-1907), físico de origem irlandesa, que atribuiu o zero absoluto da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius.



Vea la línea completa de termopares de temperatura Alutal Accede a página exclusiva sobre termocuplas

Vea ahora cómo nuestros productos pueden impactar directamente su operación:

¿Cuánto cuesta calentar tu proceso 1º C?

Le ayudaremos a ahorrar gracias a nuestra precisión, haga clic en el botón a continuación, acceda a nuestra calculadora y vea cuánto contribuirán nuestros productos a su negocio.

acceder a la calculadora
Descubra cuánto dinero puede ahorrar utilizando Magnetrol® GWR

Nuestra precisión contribuirá directamente al ahorro en sus procesos. Calcule a continuación cuánto ahorro generará utilizando Magnetrol® GWR

acceder a la calculadora
Habla con un experto
Nuestros expertos le ayudarán en su proceso de control.

Tal como lo hemos hecho con innumerables empresas de diferentes partes del mundo

Habla con un experto
Houve uma falha no envio Envio realizado com sucesso