Alutal Measure & Trust
Wiki Alutal

23 - Recomendações para instalação de termopares

Para um perfeito funcionamento do sensor, é necessário tomar os devido cuidados de instalação, armazenagem e manutenção.

Deve-se especificar os materiais da proteção e ligações, capazes de operar na temperatura de operação necessária.

O comprimento da proteção e do sensor deve ser de tal forma que acomode a junção de medição bem no meio do ambiente em que se deseja medir a temperatura, caso seja em tubulação, aconselha-se que seja de ¾ do diâmetro do tubo.
Um comprimento de inserção mínimo recomendado por norma é de no mínimo 10 (dez) vezes o diâmetro externo da proteção (bainha, tubo ou poço), para minimizar os erros causados pela condução de calor ao longo da proteção.
(Norma ASTM-STP 470 B).

Caso isso não seja possível, montar o poço na posição vertical, em cotovelo ou em ângulo (no contra fluxo) para se conseguir um comprimento de inserção mínimo e uma boa resistência mecânica.



Deve-se evitar choques mecânicos nas peças, pois estes podem danificar o sensor. Isso é comum em trocas de sensores onde os mesmos sofrem quedas durante este processo. Também é muito comum em locais onde o sensor é constantemente manuseado durante a sua utilização.

É essencial utilizar fios/cabos de extensão/compensação para a interligação do termopar.

Zonas de estagnação ou com baixas velocidades do fluido em contato com o sensor não devem ser utilizadas devido ao retardo e aos erros causados na medição.

Em locais sujeitos a ruídos intensos, indica-se o uso de cabos blindados e torcidos.

Em locais onde se tenha umidade excessiva oriunda do ambiente ou de lavagens constantes do local, é comum o sensor apresentar baixa isolação e consequentemente, ter sinais de variação constante dos valores medidos.

Recomenda-se também uma distância mínima de 100 mm do cabeçote à parede do processo, para nunca exceder a temperatura máxima de utilização dos fios e cabos de extensão e compensação.

Os poços e tubos de proteção devem ter um diâmetro adequado para acomodar os sensores.

Quando se utiliza tubo de proteção cerâmica, antes de sua inserção ou retirada do processo, deve-se fazer um pré-aquecimento para evitar o choque térmico, que resultam em quebra dos mesmos, além de uma inserção ou retirada lenta e gradual.

Vea la línea completa de termopares de temperatura Alutal Accede a página exclusiva sobre termocuplas

Vea ahora cómo nuestros productos pueden impactar directamente su operación:

¿Cuánto cuesta calentar tu proceso 1º C?

Le ayudaremos a ahorrar gracias a nuestra precisión, haga clic en el botón a continuación, acceda a nuestra calculadora y vea cuánto contribuirán nuestros productos a su negocio.

acceder a la calculadora
Descubra cuánto dinero puede ahorrar utilizando Magnetrol® GWR

Nuestra precisión contribuirá directamente al ahorro en sus procesos. Calcule a continuación cuánto ahorro generará utilizando Magnetrol® GWR

acceder a la calculadora
Habla con un experto
Nuestros expertos le ayudarán en su proceso de control.

Tal como lo hemos hecho con innumerables empresas de diferentes partes del mundo

Habla con un experto
Houve uma falha no envio Envio realizado com sucesso