nivel temperatura fluxo Alutal brazil spain usa calculator Início phone whatsapp angle-down search bars
15 3033-8008
Eclipe 706 GWR - Magnetrol

Eclipse® 706 GWR - Magnetrol Brasil

Resumo: nesta página você encontrará a definição do que é um radar de onda guiada, suas aplicações, princípios fundamentais e terá acesso as soluções da Magnetrol distribuídas exclusivamente no Brasil pela Alutal - Measure & Trust.

Índice de conteúdo:

[ Não mostrar índice ]
[ Mostrar índice ]

  1. Princípios de funcionamento
  2. A importância da medição na indústria
  3. Sinal melhorado (SNR - Signal to Noise Ratio)
  4. Vantagens da tecnologia Magnetrol
  5. Indústria 4.0
  6. Conheça o Eclipse® 706 - Magnetrol
  7. Descubra o quanto você pode economizar utilizando o GWR da Magnetrol®.
  8. Aprenda mais sobre a tecnologia radar de onda guiada

Princípios de funcionamento

Pulso fiducial

Os radares de onda guiadas modernos utilizam o Pulso Fiducial (reflexão inicial) como tecnologia de base.

Pulsos de alta frequência são enviados através da sonda (guia de onda) e quando uma mudança de impedância é detectada uma reflexão é gerada.

O circuito de sincronismo de alta velocidade do radar mede o tempo de trânsito de ida e volta do sinal calculando o nível.

TDR - Princípio Reflectometria no Domínio do Tempo

Pulsos de energia de alta frequência são enviados através da sonda (guia de onda). O circuito eletrônico de precisão mede a reflexão do sinal que parte da superfície do líquido (TDR - Princípio Reflectometria no Domínio do Tempo).

Quanto maior a constante dielétrica do meio, maior a intensidade do sinal de retorno (reflexão).

Constante dielétrica é a propriedade física do fluido ser um bom ou mal refletor de sinal, quanto maior o dielétrico do fluido maior a reflexão do sinal recebido do processo.

Princípio Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR)
Princípio Reflectometria no Domínio do Tempo (TDR)

Valores típicos de Dielétricos

Fluídos Dielétrico @ºF (ºC)
Butano 1.4 @ 32 (0)
Kerosene 1.8 @ 70 (20)
Óleo Mineral 2.1 @ 80 (27)
Fenol 4.3 @ 50 (10)
Glicol 37 @ 77 (25)
Água 44 @ 300 (149)
Água 80 @ 70 (21)

A importância da medição na indústria

Os processos indústrias requerem soluções que ofereçam segurança, confiabilidade e eficiência.

O transmissor de radar de onda guiada ECLIPSE 706 baseia-se na tecnologia de TDR (reflectometria no domínio do tempo). TDR utiliza pulsos de energia eletromagnética transmitidos por um guia de ondas (sonda). Quando um pulso atinge uma superfície líquida que tem uma constante dielétrica mais alta do que o ar (er = 1) no qual ele está viajando, uma porção do pulso é refletida. O tempo de trânsito do pulso é então medido através dos circuitos de temporização de ultra velocidade que fornecem uma medida precisa do nível do líquido. O tempo de trânsito do pulso é então medido através de circuitos de temporização de alta velocidade que fornecem uma medida precisa do nível de líquido (ou sólidos).

Sinal melhorado (SNR - Signal to Noise Ratio)

A tecnologia da Magnetrol traz 3 principais vantagens do SNR (Relação Sinal-Ruído):

1 - Sinal mais robusto

Um sinal mais robusto equivale a uma melhor sensibilidade em meios de baixo dielétrico.

2 - Melhor sensibilidade

Significa mais margem de sinal em aplicações difíceis.

3 - Mais margem

Margem de sinal adicional resulta em um transmissor mais confiável, mais flexível e fácil de usar.

Vantagens da tecnologia Magnetrol

A medição de nível através do radar de onda guiada apresenta diversas vantagens, principalmente quando comparado com a tecnologia de pressão diferencial, veja abaixo:

  • Medição direta do nível
  • Não depende da densidade
  • Não tem calibração
  • Vários tipos de sondas para aplicações diferentes
  • Aplicações com alta pressão e alta temperatura
  • Não tem partes móveis ou mecânicas
  • Fácil manutenção somente com a remoção da eletrônica (engate rápido, SIL2, GLP inertizado, sonda com selo de estanqueidade)
  • Eletrônica universal intercambiável com mais de 20 tipos de sondas (única eletrônica, alemoa/santos, 126 equipamentos - tubulão, compressor, tanque de GLP, deisaireadores, etc);
  • Aplicável em produtos com baixo dielétrico (GLP, Hidrocarbonetos em geral)
  • Aplicável em medição para interface entre dois líquidos
  • Proteção contra Overfill padrão (tanque atolado diferença pulso referência e nível)

Indústria 4.0

Não necessita parar o processo e retirar o radar para diagnosticar, através de um hart modem e notebook é possível acessar todos os dados do sensor. Isso torna o Radar de Onda Guiada Eclipse 706® a solução ideal e mais avançada para sua indústria realmente ser 4.0 e contar com todas as vantagens de ter dados confiáveis 24x7 na sua planta.

Conheça o Eclipse® 706 - Magnetrol

O transmissor de alto desempenho Eclipse® Modelo 706 é um transmissor de nível de 24 VCC alimentado por loop baseado na comprovada e cada vez mais aceita tecnologia de radar de onda guiada (GWR). Envolvendo uma série de importantes realizações de engenharia, este transmissor de nível avançado é projetado para fornecer desempenho de medição bem além de muitas das tecnologias mais tradicionais.

Guilherme Franciulli, diretor da Alutal e Gerson Martins, técnico de campo da Alutal com mais de 3 décadas de experiência contam nesta série de 2 vídeos as principais qualidades e vantagens do radar 706 Eclipse da Magnetrol e como ele agrega tecnologia certificada SIL 3 em plantas formatadas para a Indústria 4.0.


Descubra o quanto você pode economizar em dinheiro utilizando o GWR da Magnetrol®.

A medição de nível em caldeiras industriais normalmente é feita através da medição indireta por pressão diferencial (DP).

O peso da coluna d’água exercido sobre o selo do transmissor mede indiretamente o nível dessa caldeira, porém, a variação da densidade da água de acordo com a temperatura que ela é submetida, torna essa medição imprecisa e indireta.

O uso de radares de onda guida (GWR), que são uma tecnologia mais avançada para medição de nível em caldeiras, traz um grande avanço para a indústria e a Alutal, através dos seus engenheiros calculistas, fez uma análise de quanto um milímetro a mais de precisão pode te retornar financeiramente!

Nós sabemos que em muitos processos, o custo do combustível não é tão elevado quanto outros, se você queima um combustível nobre, o seu custo de operação obviamente vai ser muito maior, em caldeiras maiores ou em sistemas de cogeração.

Mas mesmo em pequenas caldeiras onde você queima bagaço de cana de açúcar ou palha de arroz a economia com a medição mais precisa e milimetricamente adequada de um radar, se paga em poucos meses ou até mesmo dias de operação.


Aprenda mais sobre a tecnologia radar de onda guiada e o GWR Eclipse 706®

Conheça a UniAlutal a nossa plataforma de e-learning com diversos treinamentos sobre instrumentação e tecnologia.