intemperismo metrologia 3d aquecimento nivel temperatura fluxo Alutal brazil spain usa calculator Início phone whatsapp angle-down search bars
Inicio Alutal Wiki 03 - Princípio de medição

Wiki Alutal

03 - Princípio de medição

As Termoresistências são normalmente ligadas a um circuito de medição tipo Ponte de Wheatstone, sendo que o circuito encontra-se balanceado quando é respeitada a relação R4.R2 = R3.R1 e desta forma não circula corrente pelo detector de nulo, pois se esta relação é verdadeira, os potenciais nos pontos a e b são idênticos. Para utilização deste circuito como instrumento de medida de Termoresistências, teremos as seguintes configurações:




Ligação a 2 fios





Como se vê na figura, dois condutores de resistência relativamente baixa RL1 e RL2 são usados para ligar o sensor Pt-100 (R4) à ponte do instrumento de medição.

Nesta disposição, a resistência R4 compreende a resistência da Pt-100 mais a resistência dos condutores RL1 e RL2. Isto significa que os fios RL1 e RL2 a menos que sejam de muito baixa resistência, podem aumentar apreciavelmente a resistência do sensor. Vide abaixo a tabela de comprimento máximo do cabo para esse tipo de ligação.


DiâmetroDiâmetroDistância máxima
(AWG)(mm)(metros)
141,6318,1
161,2911,4
181,027,2
200,813,0
220,641,9
240,511,8
260,401,1


Ligação a 3 fios





Nesta situação, o terceiro fio acaba compensando a resistência de linha, independente da variação da temperatura ambiente ao longo dos fios de ligação. Este tipo de ligação garante relativa precisão mesmo com grandes distâncias entre elemento sensor e circuito de medição.


Ligação a 4 fios





Esta montagem é a mais precisa que existe para RTD. Com duas ligações em cada terminal do bulbo há um balanceamento total das resistências dos fios. Não é muito utilizada industrialmente, somente nos casos onde se requer uma precisão de leitura. Seu uso mais constante se dá nos padrões exigidos em laboratórios de calibrações.