pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal Measure & Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol servicos gases
15 3033-8008
Início Wiki 02 - Incerteza da Medição

Wiki Alutal

02 - Incerteza da Medição

Um processo de medição pode não apresentar erros (ou uma vez existentes e identificados, os erros podem ser corrigidos e/ou eliminados), porém sempre haverá uma incerteza no resultado final da medição. A incerteza nunca será eliminada, e, na melhor das hipóteses, poderá ser reduzida.

Em seu uso normal, a palavra “incerteza” não inspira confiança. Porém, quando utilizada como “incerteza de medição”, ela agrega um significado específico. É um parâmetro associado ao resultado da calibração, indica o nível de confiança desse resultado, ou seja: é a qualidade da medição, pois, várias são as fontes que geram erros/imperfeições nas medidas: flutuação da temperatura, umidade relativa e pressão, erros sistêmicos, entre outros.
Quando se relata o resultado de medição de uma grandeza física, é obrigatório que seja expressa alguma indicação quantitativa da qualidade do resultado de forma tal que aqueles que o utilizam possam avaliar sua confiabilidade. Este intervalo da confiança é o que nós conhecemos como  "i
ncerteza de medição” , sendo normalmente expressa com aproximadamente 95% conforme o ISO-GUM, que é o "Guia para Expressão da Incerteza de Medição" e a norma NIT DICLA 21 do Inmetro.

As menores e melhores incertezas são obtidas através da calibração por pontos fixos.

Exemplo de Planilha de Cálculo de incerteza









Para visualizar nosso escopo de calibração RBC clique aqui