pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal Measure & Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol servicos gases
15 3033-8008
Início Wiki 12 - Envelhecimento de Termopares

Wiki Alutal

12 - Envelhecimento de Termopares

Existe uma relação entre diâmetro dos fios termopares e vida útil. Termopares de fios de grande diâmetro envelhecem mais lentamente do que aqueles constituídos por fios de pequeno diâmetro.
Com relação à atmosfera, este é um fator que influi grandemente no envelhecimento e consequentemente perda de calibração.

Quanto à temperatura, se o termoelemento for sempre submetido a valores médios ou inferiores àqueles recomendados pelos limites de erros, o envelhecimento será muito lento. O envelhecimento será tanto mais rápido quanto mais alta for a temperatura.

Uma maneira de se evitar esse problema é verificar o histórico de cada processo e qual o comprimento de inserção do termopar, essa inserção deverá sempre ser mantida.

O ideal é calibrar periodicamente o termopar para verificar se o mesmo está com variações de leitura, daí podemos estipular um período ideal para a troca do sensor.