pressao nivel temperatura vibracao fluxo Alutal Measure & Trust alutal brazil spain usa calculator caret-left caret-right facebook-square Início linkedin phone whatsapp whatsapp-square youtube angle-down search bars industrias exclamation-circle united-eletric metrix magnetrol servicos gases
15 3033-8008
Início Wiki 22 - Associação de termopares

Wiki Alutal

22 - Associação de termopares

Associação de Termopares

É possível montar alguns circuitos termoelétricos com finalidades práticas. Os casos aqui apresentados se limitam a circuitos formados com termopares iguais.

Associação série

Podemos ligar os Termopares em série simples para obter a soma das mV individuais. É a chamada termopilha. Este tipo de ligação é muito utilizado em pirômetros de radiação total, ou seja, para soma de pequenas mV.




Associação série – oposta

Para medir a diferença de temperatura entre dois pontos, ligamos os Termopares em série oposta. O que mede maior temperatura vai ligado ao positivo do instrumento. Os Termopares sempre são do mesmo tipo.




Associação em paralelo

Ligando dois ou mais Termopares, em paralelo, a um mesmo instrumento, teremos a média das mV geradas nos diversos Termopares, se as resistências internas foram iguais.